Durante a Feicon, certificação é vista como diferencial competitivo no mercado de portas de madeira

080425_10H_FEICON_2V3A1400

Na feira, empresas do PSQ-PME mostraram como estão atendendo a essa demanda, aliando qualidade técnica às últimas tendências em design

Cores em tons terrosos, em marrom suave, manutenção do branco e preto, designs minimalistas, ferragens inteligentes, sustentabilidade e integração tecnológica. De acordo com o arquiteto Andrey Camargo, de Curitiba (PR), essas características estão moldando o mercado de portas de madeira em 2025. “Além disso, em feiras nacionais de divulgação de grandes marcas, vemos a priorização de materiais renováveis, designs mais eficientes e tecnologia”, afirma.

Durante a Feicon, realizada em abril, em São Paulo, os fabricantes de portas de madeira participantes do PSQ-PME confirmaram a presença desses direcionadores no mercado. Mais do que identificar tendências, o evento evidenciou a exigência por produtos que, além de estarem com o design harmonizado com os últimos lançamentos, o desempenho técnico tornou-se critério decisivo nas negociações com construtoras e incorporadoras.

Como ressaltou o arquiteto Andrey Camargo: “A certificação deixou de ser opcional – hoje é requisito básico para atender às demandas de um mercado cada vez mais consciente, especialmente entre os consumidores mais jovens”. Essa visão foi amplamente confirmada pelos expositores, que apresentaram produtos alinhados tanto às normas técnicas, quanto às expectativas do consumidor.

Alexandre Zanatta, diretor comercial da Abrilar, destacou a importância do PSQ-PME para os fabricantes. “Participar do Programa é um diferencial bem grande, pois um dos pré-requisitos das grandes incorporadoras é comprar de empresas certificadas. O PSQ Portas é muito respeitado e bem renomado no mercado”, disse.

Os visitantes da feira demonstraram maior conhecimento sobre as vantagens das portas certificadas, especialmente em quesitos como durabilidade, resistência à umidade e isolamento acústico. Wellington Rocha, diretor da Rocha Porta Pronta, observou: “Ficou muito claro como os clientes já conhecem a importância de uma porta ser certificada. Participar do Programa Setorial da Qualidade faz diferença no momento da negociação com o cliente, pois o PSQ Portas é muito conhecido”, afirmou. 

João Ricardo Olinquevicz, diretor Comercial e de Marketing da Pormade Portas, também disse que percebeu esse interesse crescente dos visitantes em entender os diferenciais e benefícios das portas certificadas. “Critérios como durabilidade e atendimento às normas ABNT se tornaram decisivos na escolha do consumidor. Os perfis de desempenho mais procurados foram as portas internas de madeira Resistentes à Umidade (PIM-RU) e as de Entrada com Isolamento Acústico (PEM IA).” 

Já Raphael Siloto, gerente Nacional Comercial da Eucatex, destacou que o perfil com foco em isolamento acústico foi um dos mais buscados: “Especialmente para aplicações em empreendimentos residenciais de médio e alto padrão, além de projetos corporativos. A busca por soluções que ofereçam alto desempenho aliado à estética e à durabilidade ficou evidente”.

Guido Orlando Greipel Junior, da Famossul, comentou: “Nota-se claramente que os clientes estão buscando cada vez mais produtos que atendam às normas de desempenho. Houve um interesse maior pelas portas PRF 30 IA (resistentes ao fogo por 30 minutos e com isolamento acústico). Muitos clientes buscando produtos mais em conta para atender os programas do MCMV.” 

Por outro lado, Brian Lipczynski Martins, da Lavrasul, ressaltou que os clientes buscaram se aprofundar mais na parte técnica e entender sobre a certificação: “Explicamos a diferença entre um laudo e um certificado, e a segurança que um produto certificado tem. Também falamos de toda tecnologia empregada em cada etapa de fabricação, garantindo o resultado final do produto”, disse. Martins acrescentou que é muito positivo o trabalho feito pelo PSQ-PME, que gera mais confiança. “O mercado sabe o que está comprando quando escolhe um produto certificado, pois agrega mais valor à obra”. 

Paula Carvalho, Marketing da Alamo Portas, citou que a receptividade foi extremamente positiva, com um público visitante qualificado, composto por lojistas, construtoras, arquitetos, engenheiros e consumidores finais, que demonstraram grande interesse por portas de madeiras com certificação. “As certificações foram percebidas como um selo de confiança, fortalecendo nossa imagem como uma empresa comprometida com qualidade e sustentabilidade. Entre as opções mais buscadas estão os produtos com acabamentos amadeirados e texturas realistas”, afirmou. 

Segundo Eladio Rohden, da Rhoden Portas, os clientes que visitaram o estande da empresa estavam à procura de portas coloridas e sustentáveis: “O desempenho mais pedido foram as portas resistentes à umidade. Também aquelas com cores, como a fendi e a black”, contou.

A participação das empresas no PSQ-PME foi apontada como um fator crucial para fortalecer a confiança do mercado. “O PSQ atesta que nossos produtos passaram por avaliações rigorosas, o que fortalece negociações e amplia nossa competitividade”, contou Raphael Siloto. Paula Carvalho complementou: “Para nós, o PSQ é uma ponte para negociações mais sólidas, especialmente com grandes construtoras e varejistas.”

O balanço pós-Feicon 2025 mostra que o setor está em transformação, com clientes cada vez mais atentos à qualidade, normas técnicas e sustentabilidade. Como resumiu João Ricardo, da Pormade: “As certificações, antes um diferencial, hoje são requisito mínimo. O mercado está mais técnico e exigente, e as empresas precisam se adaptar.”

Para os fabricantes do PSQ-PME, a feira foi uma oportunidade de reafirmar seu compromisso com a excelência e de mostrar que a certificação não é apenas um selo, mas que assegura desempenho e confiabilidade aos produtos. 

Outras Notícias
Framing wood beams of wooden building new stick built home under construction
A medida é resultado de um trabalho estratégico e amplo da Abimci de mobilização setorial e de aproximação com o governo, e um importante passo para a consolidação do uso do sistema construtivo industrializado e sustentável no Brasil
Real estate investment concept. Applying for a home loan, buying, selling,  developing the real estate market, creating stability in life, renting real estate, assessing the performance and value of the property.
Com a Selic em alta e projeção de novos aumentos, financiamentos ficam mais caros, consumidores adiam compras e setor busca estratégias para evitar queda nas vendas.
Encape_560x374px
Encontro é o único evento do país dedicado exclusivamente ao segmento de portas de madeira e reúne fornecedores e fabricantes do segmento de todo o Brasil
Contato
+55 (41) 3225-4358
psqportas@abimci.com.br
Endereço

Av. Comendador Franco, 1341
Campus da Indústria – Jardim Botânico
Curitiba (PR) – CEP: 80.215-090

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade

Sou Participante

Acesse a área restrita