Por trás da “simplicidade” de abrir e fechar uma porta, há uma série de testes e ensaios que contribuem para a verificação do seu funcionamento de acordo com a necessidade de cada ambiente.
A porta é o primeiro móvel de uma casa, é tão importante que está além do simples conceito de abrir e fechar. Quando uma porta é projetada, além de ser considerado o estilo arquitetônico do ambiente onde ela será instalada, é preciso que o produto tenha o desempenho correto para o uso projetado. E, para que isso aconteça, há muitas variáveis que devem ser atendidas.
Itens essenciais para as edificações, as portas estão sempre presentes nos imóveis, sejam eles residenciais, comerciais ou públicos. Para que seu uso atinja os níveis de desempenho exigidos pelo mercado da construção civil, passam por testes que contribuem para a avaliação da sua qualidade: são os ensaios que atestam a conformidade dos produtos com as normas técnicas como a ABNT NBR 15930 – Portas de Madeira para Edificações.
A norma estabelece que a porta de madeira deve ser especificada por nível de desempenho, ocupação e uso, ou seja, conforme o local onde será instalada. Os testes simulam esforços reais de uso para verificar se a porta de madeira resiste sem perder sua funcionalidade, integridade e desempenho. Por isso, as portas passam por ensaios que testam sua durabilidade, resistência à umidade, esforços mecânicos gerais e específicos, entre outros.
Além disso, são avaliados os esforços relacionados com o tráfego, considerando o uso do produto ao longo do tempo, ações como os ciclos de abertura da porta, fechamento, esforços do manuseio, para identificar o comportamento do produto ao longo de sua vida útil.
São muitas variáveis que precisam ser analisadas em diferentes testes e ensaios. Cada uso exige um tipo de porta e cada porta deve atender a diferentes requisitos estabelecidos pela norma. Entre os ensaios estão os mecânicos que envolvem torção estática, impacto de corpo mole, carregamento vertical, resistência ao fechamento com presença de obstrução, impacto de corpo duro e resistência ao fechamento brusco. Há, ainda, aqueles relacionados à análise de variação dimensional, desvios de forma e planicidade.
As portas de madeira certificadas e fabricadas pelas empresas participantes do PSQ-PME passam por todos esses testes e somente após a aprovação, recebem a certificação emitida pela ABNT Certificadora. Os ensaios são realizados em laboratórios acreditados pelo Inmetro, em condições controladas para que o comportamento dos produtos seja testado de acordo com o que estabelece a ABNT NBR 15930. Só pelos testes é possível verificar se o desempenho e a qualidade da porta estão dentro dos padrões estabelecidos para cada tipo de uso: se é uma porta de entrada (PEM), interna (PIM), externa (PXM) e assim por diante.
Há mais de uma década as empresas participantes do PSQ-PME têm investido em tecnologia em seus parques fabris para oferecer ao mercado produtos com qualidade comprovada e que atendam às exigências técnicas das construtoras e de seus respectivos clientes.
Av. Comendador Franco, 1341
Campus da Indústria – Jardim Botânico
Curitiba (PR) – CEP: 80.215-090
Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade