CBIC publica relatório do mercado imobiliário no primeiro trimestre

Site-01

Estudo mostra números referentes aos lançamentos de unidades do Programa Casa Verde e Amarela e do mercado imobiliário em geral

A CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) divulgou, na última segunda-feira (23), os Indicadores Imobiliários Nacionais do 1º trimestre de 2022. De acordo com o levantamento dos dados coletados e analisados de 196 cidades, sendo 25 capitais, de Norte a Sul do país, houve redução de 40,4% no número de lançamentos de unidades do programa habitacional CVA (Casa Verde e Amarela), no primeiro trimestre de de 2022 em comparação com o 4º trimestre de 2021. O mercado imobiliário, como um todo, também demonstrou queda no período, os lançamentos foram reduzidos em 42,5%.

Na interpretação da CBIC, os números relativos ao Programa Casa Verde e Amarela não têm relação com a alta nas taxas de juros, mas são afetados por três fatores predominantes: aumento dos preços e dos custos dos materiais da construção civil; falta de confiança dos empresários e incorporadoras para novos lançamentos; e queda do poder aquisitivo das famílias.

Em relação ao mercado imobiliário em geral, uma das justificativas é o aumento do preço dos insumos e a conjuntura econômica. O presidente da CBIC, José Carlos Martins, analisou que os empresários e as incorporadoras têm administrado os impactos do aumento de custo em empreendimentos com obras em andamento. “Entretanto, para novos lançamentos é inevitável o repasse destes custos ao preço de venda”, disse.

Em relação ao 4º trimestre de 2021, o Sudeste foi a região que mais registrou queda nos lançamentos com 52%, seguida da Região Norte (51,2%), Sul (39,7%), Centro-oeste (8,2%) e Nordeste (7,1%). Já em comparação com o 1º trimestre de 2021, as regiões Centro-oeste e Sudeste registram alta de 11,4% e 7,5%, respectivamente. As demais apresentaram queda: Sul (27,9%), Norte (5,7%) e Nordeste (1,7%). 

Para ter acesso ao estudo completo, basta clicar no botão abaixo:

Contato
+55 (41) 3225-4358
psqportas@abimci.com.br
Endereço

Av. Comendador Franco, 1341
Campus da Indústria – Jardim Botânico
Curitiba (PR) – CEP: 80.215-090

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade

Sou Participante

Acesse a área restrita