Fatores como o aquecimento do mercado de trabalho, bom desempenho da área imobiliária, estimativa positiva do Banco Central influenciaram no aumento da projeção
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) revisou, no final de outubro, a projeção de crescimento para o setor da construção civil em 2024, elevando a expectativa de 3% para 3,5%. Essa projeção foi baseada nos dados divulgados no relatório Indicadores Econômicos da Construção no 3º Trimestre de 2024. Entre os fatores que contribuíram para essa elevação estão o aquecimento do mercado de trabalho, o bom desempenho da área imobiliária, elevação do padrão econômico e a expectativa de crescimento mais robusto da economia neste fim de ano e início do próximo.
O relatório também apontou que os desafios do setor continuam sendo a carga tributária elevada, escassez de mão de obra qualificada, taxa de juros elevadas, disponibilidade de recursos do FGTS e caderneta de poupança, e custo com materiais de mão de obra.
Outros indicadores foram apresentados, como o número de trabalhadores formais na construção civil que cresceu 5,24% nos últimos 12 meses, registrando 2.961 milhões de empregados com carteira assinada em agosto de 2024, o maior número desde 2014. Também foi citada a alta no mercado imobiliário, que teve crescimento de 5,7% nos lançamentos no primeiro semestre de 2024 e 15,24% nas vendas.
Acesse aqui a íntegra dos Indicadores Econômicos da Construção no 3º Trimestre de 2024.
Av. Comendador Franco, 1341
Campus da Indústria – Jardim Botânico
Curitiba (PR) – CEP: 80.215-090
Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade