Conheça os diferentes tipos de fixação de portas de madeira 

A mature man installing a door frame of an interior door with a polyurethane foam gun.

Adotar o método adequado de fixação é essencial para assegurar a qualidade, segurança e durabilidade na instalação de portas de madeira, conforme os requisitos da norma ABNT NBR 15930.

Quando se fala em instalação de portas de madeira, é preciso adotar o método adequado de fixação de acordo com o tipo de marco (fixo ou regulável, envolvente ou não envolvente) e o perfil de desempenho da porta de madeira para que seja assegurado o que foi requerido para o produto em uso. O primeiro ponto a ser observado é o vão, este deve estar acabado com as suas dimensões finais, já com a geometria adequada, com a soleira instalada e com o revestimento e o acabamento final das paredes prontos para a instalação da porta.

Por isso, a norma ABNT NBR 15930 estabelece requisitos mínimos para os diferentes tipos de fixação — mecânica, química e mista —, assegurando que cada método seja aplicado da maneira mais eficaz possível. 

Na parte 4 da norma, são detalhados os critérios e melhores práticas para a fixação de portas de madeira. Para uma instalação adequada, a norma também orienta que o profissional siga o checklist constante no Anexo A e as recomendações do Anexo  P, no qual estão listadas ferramentas para cada uma das etapas de operação.

Fixação mecânica

Neste sistema são utilizados elementos mecânicos, como parafusos e fixadores. Esse método é amplamente utilizado devido à resistência e é ideal para portas de uso frequente e que são submetidas a cargas pesadas. É essencial escolher parafusos adequados ao tipo e material da porta. Essas ferragens devem seguir a quantidade de pontos por montante para que a fixação fique firme. Outra orientação é usar ferramentas apropriadas para evitar danos no produto e ter uma fixação eficiente para atender a vida útil do projeto.

Fixação química

Neste tipo de fixação, os elementos aplicados são a espuma expansiva de poliuretano (PU) e adesivos. A espuma PU é um produto químico inflamável que exige cuidados durante o seu manuseio, a norma também orienta quais os EPIs que o instalador deve usar durante o trabalho. Um dos diferenciais desse método é a agilidade na instalação, pois a aplicação dos elementos químicos é mais simples e rápida.

Assim como na fixação mecânica, deve-se optar por materiais compatíveis com a porta. É preciso cuidar com a quantidade correta do PU para evitar excessos e garantir distribuição uniforme. Outro ponto importante é respeitar o tempo de cura dos materiais químicos para que a fixação seja eficiente e duradoura.  

Fixação mista

Método que combina parafusos e fixadores, espuma de PU e adesivos, proporciona uma fixação robusta, ideal para portas que serão expostas a condições adversas. Por conferir maior resistência e segurança, essa fixação é utilizada para instalação de portas externas e muito pesadas. Além disso, o método confere estabilidade superior, essencial para portas que exigem suporte extra. 

Como nos outros métodos, é preciso escolher parafusos, adesivos ou espumas adequados para que a fixação seja firme para atender a vida útil do projeto. 

É importante destacar que a norma também recomenda que seja feita uma verificação minuciosa após a fixação, para assegurar que tudo está funcionando corretamente.

A checagem de itens como alinhamento, abertura e fechamento suaves e sem atritos, ferragens bem fixadas, a verificação de falhas visíveis, como lacunas na vedação ou danos na porta. 

Seguir a norma ABNT NBR 15930 na fixação de portas de madeira vai além de atender uma exigência técnica, também é um compromisso com a qualidade, segurança e durabilidade. Ao prestar atenção nos detalhes da fixação da porta, instalação das ferragens e verificação pós-instalação, são pontos importantes para garantir um bom resultado.

Contato
+55 (41) 3225-4358
psqportas@abimci.com.br
Endereço

Av. Comendador Franco, 1341
Campus da Indústria – Jardim Botânico
Curitiba (PR) – CEP: 80.215-090

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade

Sou Participante

Acesse a área restrita