Estudo técnico identifica pontos de melhoria na Norma de Desempenho de Edificações

P9

Após cinco anos da publicação, a Norma de Desempenho de Edificações (ABNT NBR 15575) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) esta em época de ser revisada. A mesma hoje é uma realidade no setor e orienta sobre como devem ser determinados os requisitos mínimos de segurança, conforto e resistência para casas e edifícios residenciais, com o objetivo de garantir a qualidade das obras. Para subsidiar a revisão da norma um estudo técnico foi efetuado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo SENAI Nacional, em conjunto com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e com o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP).

O estudo, efetuado com participação de todas as instituições afetadas e com apoio de profissionais especialistas nos diferentes temas, envolveu workshops temáticos onde se levantaram as necessidades de ajustes e evoluções. O trabalho, que se iniciou em fevereiro deste ano, coletou sugestões, provocou reflexões e identificou pontos que necessitam de melhoria, assim como identificou consensos sobre quais deveriam ser as alterações propostas. As sugestões de alteração consolidadas para as diferentes partes do documento foram organizadas e se constituem numa base valiosa que tem potencial de orientar o processo de revisão de forma que se tenha um processo rápido, pragmático, eficaz e embasado, o que garantirá agilidade na melhoria dessa fundamental norma, assegurando maior aperfeiçoamento técnico, precisão de fundamentos e segurança jurídica ao setor.

Um resumo dos resultados foi apresentado pela coordenadora do estudo, Maria Angélica Covelo Silva aos participantes do 90° ENIC (Encontro Nacional da Indústria da Construção), em painel da COMAT realizado no dia 18 de maio, em Florianópolis (SC). Durante o evento, as propostas do setor foram debatidas e foi entregue na mesma oportunidade ao Diretor da ABNT juntamente o pedido de abertura de processo de revisão da referida norma.

O foco do trabalho envolveu a revisão de alguns aspectos que foram considerados prioritários – segurança contra incêndio, desempenho térmico, luminico, acústico e durabilidade. Para cada um deles um conjunto de ajustes e avanços necessários foram identificados, envolvendo aspectos como a definição de conceitos, atualização de normas referenciadas, e a harmonização com outras normas/ legislações.

Maria Angélica Covelo Silva afirmou, ainda, que é necessário revisar a redação em itens onde há necessidade de maior clareza e precisão visando a melhor interpretação. “Se pudermos evitar que as interpretações sejam feitas de formas diferentes, melhor. É importante não deixar margem para diferentes conclusões”, defendeu.

Fonte: CBIC

Outras Notícias
Patologia2
Saiba como a escolha correta das dimensões, ferragens e cuidados no processo de instalação fazem toda a diferença.
Building under construction, slab concreting
Fatores como o aquecimento do mercado de trabalho, bom desempenho da área imobiliária, estimativa positiva do Banco Central influenciaram no aumento da projeção
Modern office tower buildings in brooklin neighborhood at the shore of pinheiros river, sao paulo, brazil
Durante o mês foram comercializadas 9.475 novas unidades residenciais na cidade de São Paulo, sendo quase 70% das unidades de dois dormitórios
Contato
+55 (41) 3225-4358
psqportas@abimci.com.br
Endereço

Av. Comendador Franco, 1341
Campus da Indústria – Jardim Botânico
Curitiba (PR) – CEP: 80.215-090

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade

Sou Participante

Acesse a área restrita