Indicadores imobiliários apresentam tendência de estabilidade

Site-04

A CBIC publicou no mês de agosto os Indicadores Imobiliários Nacionais do 2º trimestre de 2022. Confira!

No mês de agosto, a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) publicou os Indicadores Imobiliários Nacionais do 2º trimestre de 2022, no qual apresentou a tendência e a expectativa de estabilidade no mercado para o segundo semestre de 2022. O estudo leva em consideração os dados coletados e analisados de 197 municípios, sendo 26 capitais, de Norte a Sul do país. 

O levantamento aponta o crescimento nos números de lançamentos de 4% em relação aos três meses anteriores. A média de lançamentos dos últimos quatro trimestres foi de 75,2 mil unidades, e neste trimestre os lançamentos chegaram a 63,9 mil.

A região que mais lançou unidades residenciais entre abril e junho deste ano foi a Sudeste, com 37.662 lançamentos – e contou com um aumento de 26,3% em relação ao trimestre anterior. A segunda do ranking foi a região Sul com 10.336, seguida pela região Nordeste com 9.076 lançamentos e pela região Centro-Oeste com 4.818 unidades lançadas. Já a região Norte contou com 1.986 lançamentos, o número representa um aumento de 67,5% em relação ao primeiro trimestre de 2022.

As vendas registraram aumento de 1,4% no semestre, em relação ao primeiro semestre do ano passado. Os números de vendas seguem mais estáveis do que os lançamentos. Para a CBIC, os dados demonstram que o mercado apresenta interesse e demanda para comprar. “É importante destacar a linha de crescimento de vendas e lançamentos de 2017 até agora e que, a partir do segundo semestre de 2021, começou a ter uma certa estabilidade. Ou seja, apesar da crise econômica, o setor da construção civil permanece com uma grande previsibilidade, podendo ser considerado um grande suporte da economia brasileira”, reiterou o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

Segundo o presidente da Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC, Celso Petrucci, as vendas são mais consistentes, mostrando maior aderência do mercado e as vendas dos demais padrões estão compensando a perda da venda e do lançamento do CVA (Programa Casa Verde e Amarela). “Estamos em uma fase bastante estável do mercado em relação às vendas, diferentemente do que a economia projetava do resultado do mercado imobiliário no início do ano”, ponderou.

Mais informações sobre o mercado imobiliário e, em especial o CVA podem ser encontradas no botão abaixo:

Contato
+55 (41) 3225-4358
psqportas@abimci.com.br
Endereço

Av. Comendador Franco, 1341
Campus da Indústria – Jardim Botânico
Curitiba (PR) – CEP: 80.215-090

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade

Sou Participante

Acesse a área restrita