Indicadores imobiliários apresentam tendência de estabilidade

Site-04

A CBIC publicou no mês de agosto os Indicadores Imobiliários Nacionais do 2º trimestre de 2022. Confira!

No mês de agosto, a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) publicou os Indicadores Imobiliários Nacionais do 2º trimestre de 2022, no qual apresentou a tendência e a expectativa de estabilidade no mercado para o segundo semestre de 2022. O estudo leva em consideração os dados coletados e analisados de 197 municípios, sendo 26 capitais, de Norte a Sul do país. 

O levantamento aponta o crescimento nos números de lançamentos de 4% em relação aos três meses anteriores. A média de lançamentos dos últimos quatro trimestres foi de 75,2 mil unidades, e neste trimestre os lançamentos chegaram a 63,9 mil.

A região que mais lançou unidades residenciais entre abril e junho deste ano foi a Sudeste, com 37.662 lançamentos – e contou com um aumento de 26,3% em relação ao trimestre anterior. A segunda do ranking foi a região Sul com 10.336, seguida pela região Nordeste com 9.076 lançamentos e pela região Centro-Oeste com 4.818 unidades lançadas. Já a região Norte contou com 1.986 lançamentos, o número representa um aumento de 67,5% em relação ao primeiro trimestre de 2022.

As vendas registraram aumento de 1,4% no semestre, em relação ao primeiro semestre do ano passado. Os números de vendas seguem mais estáveis do que os lançamentos. Para a CBIC, os dados demonstram que o mercado apresenta interesse e demanda para comprar. “É importante destacar a linha de crescimento de vendas e lançamentos de 2017 até agora e que, a partir do segundo semestre de 2021, começou a ter uma certa estabilidade. Ou seja, apesar da crise econômica, o setor da construção civil permanece com uma grande previsibilidade, podendo ser considerado um grande suporte da economia brasileira”, reiterou o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

Segundo o presidente da Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC, Celso Petrucci, as vendas são mais consistentes, mostrando maior aderência do mercado e as vendas dos demais padrões estão compensando a perda da venda e do lançamento do CVA (Programa Casa Verde e Amarela). “Estamos em uma fase bastante estável do mercado em relação às vendas, diferentemente do que a economia projetava do resultado do mercado imobiliário no início do ano”, ponderou.

Mais informações sobre o mercado imobiliário e, em especial o CVA podem ser encontradas no botão abaixo:

Outras Notícias
Patologia2
Saiba como a escolha correta das dimensões, ferragens e cuidados no processo de instalação fazem toda a diferença.
Building under construction, slab concreting
Fatores como o aquecimento do mercado de trabalho, bom desempenho da área imobiliária, estimativa positiva do Banco Central influenciaram no aumento da projeção
Modern office tower buildings in brooklin neighborhood at the shore of pinheiros river, sao paulo, brazil
Durante o mês foram comercializadas 9.475 novas unidades residenciais na cidade de São Paulo, sendo quase 70% das unidades de dois dormitórios
Contato
+55 (41) 3225-4358
psqportas@abimci.com.br
Endereço

Av. Comendador Franco, 1341
Campus da Indústria – Jardim Botânico
Curitiba (PR) – CEP: 80.215-090

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade

Sou Participante

Acesse a área restrita