Já limpou sua porta hoje?

Site-04

Muito provavelmente, sua residência ou ambiente de trabalho sejam limpos diariamente ou semanalmente. Neste processo, a atenção permanente é dada para o piso, móveis, janelas, áreas de serviço e banheiros, mas existe um elemento construtivo que geralmente é deixado de lado, a porta.

Para que elas continuem apresentando suas características estéticas e de funcionalidade, alguns procedimentos simples devem ser realizados periodicamente, sendo a principal recomendação a limpeza com solução de água e detergente neutro (a 5%) com auxílio de esponja ou pano macio. 

Além disto, existem recomendações sobre produtos que não devem ser utilizados:

  • Fórmulas de detergentes ou saponáceos;
  • Esponjas de aço ou qualquer outro material abrasivo;
  • Produtos ácidos ou alcalinos;
  • Objetos cortantes ou perfurantes para auxiliar a limpeza de locais de difícil acesso;
  • Produtos derivados de petróleo (vaselina, removedor, thiner), que apesar de deixarem a superfície brilhante, possuem em sua composição componentes que podem atrair poeira.

Outro aspecto importante, que deve ser levado em consideração, é onde o empreendimento está localizado, se em zona urbana ou rural, marítima ou industrial. Na tabela abaixo é possível ver orientações de periodicidade de limpeza de acordo com o tipo de componente de porta e acabamento.

Abnt nbr 15930 4 anexo q

Para saber mais sobre a limpeza e manutenção das portas, consulte a norma técnica ABNT NBR 15930-4 – Portas de madeira para edificações: Instalação e manutenção.

Contato
+55 (41) 3225-4358
psqportas@abimci.com.br
Endereço

Av. Comendador Franco, 1341
Campus da Indústria – Jardim Botânico
Curitiba (PR) – CEP: 80.215-090

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade

Sou Participante

Acesse a área restrita