Uso da madeira na construção civil foi destaque em eventos nacionais

Site-03

A diversidade de uso, tecnologia e sustentabilidade da madeira foram atributos amplamente utilizados em dois eventos técnicos realizados neste mês de março na capital paranaense e paulista. Arquitetos, engenheiros, profissionais da construção civil e empresários do setor industrial madeireiro estiveram presentes nos encontros e puderam ouvir especialistas falando sobre os benefícios e oportunidades para o uso da madeira na construção civil. Em ambos os eventos, os aspectos ambientais do uso do material foram destacados, já que nos últimos anos, o mercado da construção civil tem vivido uma revolução no que tange o uso de materiais construtivos sustentáveis.   

Em Curitiba, com o intuito de discutir sobre as vantagens de utilização da madeira engenheirada e trazer atualizações sobre os avanços da construção de casas com madeira no Brasil, foi realizado um seminário técnico sobre os temas, seguido da exposição, a Woodlife Sweden. A mostra, que conta com 40 projetos, já percorreu outros países, e apresenta aos visitantes projetos de várias escalas e de toda a Suécia, que fazem uso da madeira engenheirada, um material que surge a partir de processos industriais para que a madeira ganhe resistência, durabilidade e qualidade. 

O seminário contou com a participação do arquiteto e parceiro da White Arkitekter, o sueco, Robert Schmitz, que  apresentou obras suecas com o uso de madeira engenheirada, em especial, o Sara Cultural Centre, centro cultural de 17 mil metros quadrados, o complexo abriga um hotel de 20 andares e 75 metros de altura, um dos edifícios mais altos do mundo em madeira engenheirada, construído com Glulam (Glued Laminated Timber) e CLT (Cross-Laminated Timber).

Schmitz contou que a busca por materiais alternativos foi estimulada pelo conhecimento de que 40% das emissões de CO2 no mundo são originárias do setor da construção e que o segmento também é responsável por 30% dos resíduos gerados na Suécia. Neste contexto, a madeira surgiu como principal solução. As construções com a matéria-prima, além de emitir menos gases de efeito estufa, sequestram carbono durante o crescimento das árvores. “Uma edificação como esta sequestra o dobro do carbono que emite, então podemos afirmar que é um prédio carbono negativo”, disse.

O evento contou também com as falas do o ex-ministro da Fazenda e atual diretor de estratégia econômica e relações com mercados do banco Safra, Joaquim Levy e o presidente da Fiero (Federação das Indústrias de Rondônia), Marcelo Thomé, participaram de um painel sobre a financiabilidade da construção sustentável em madeira no Brasil e também com o painel técnico que tratou aspectos essenciais para que o Brasil consiga evoluir na utilização da madeira engenheirada na construção civil, para tanto foi tratada a produção e condução florestal, os processos de industrialização e os avanços na norma wood frame no Brasil. O painel, mediado pelo assessor parlamentar e empresarial da presidência do CREA-PR, Euclesio Finatti, teve a participação de Erich Schaitza, chefe-geral da Embrapa Florestas; Patrick Reydams, diretor de operações da Urbem; e Guilherme Stamato, diretor-executivo da Stamade.

Já em São Paulo, as oportunidades e benefícios ambientais das construções com madeira nativa proveniente de áreas de manejo foram o foco do evento Madeira Sustentável: O futuro do mercado, realizado pelo FNBF (Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal).

As apresentações de profissionais ligados ao setor que tiveram como objetivo desmistificar impressões a respeito do manejo florestal com o intuito de eliminar preconceitos em relação à madeira proveniente, especialmente, da Floresta Amazônica. Entre os palestrantes estiveram a secretária de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso e presidente da Abema (Associação Brasileira de Meio Ambiente), Mauren Lazzaretti; o arquiteto Roberto Lecomte da Casacerta Arquitetura; o arquiteto e designer Marcelo Aflalo, do Núcleo da Madeira de São Paulo; o presidente Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal, Frank Rogieri; e o presidente do Cipem (Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso), Rafael Mason.

Outras Notícias
Building under construction
Em janeiro deste ano foram comercializadas 6.755 novas unidades residenciais na cidade de São Paulo. No acumulado de 12 meses foram vendidas 104,4 mil novas moradias 
Building under construction in the city center
Mercado imobiliário brasileiro registra crescimento em 2024, impulsionado pelo Minha Casa, Minha Vida
2025 new year is lifted by a construction crane
Diante de desafios como a elevação da taxa de juros e falta de mão de obra, a industrialização, a tecnologia e as práticas sustentáveis surgem como respostas estratégicas ao setor, levando maior eficiência e redução de custos 
Contato
+55 (41) 3225-4358
psqportas@abimci.com.br
Endereço

Av. Comendador Franco, 1341
Campus da Indústria – Jardim Botânico
Curitiba (PR) – CEP: 80.215-090

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade

Sou Participante

Acesse a área restrita