Mercado imobiliário apresenta tendência positiva de fechamento em 2022

Site-01

A CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) apresentou, neste mês, os Indicadores Imobiliários Nacionais do 3º trimestre de 2022 que contam com dados coletados e analisados de 199 municípios, incluindo as 27 capitais. De acordo com a pesquisa, de janeiro a setembro deste ano foram vendidas cerca de 225 mil unidades, o mesmo número dos nove meses do ano passado. Contudo, este ano o mercado movimentou mais de R$ 105 bilhões, já em 2021 o valor geral de venda foi de R$ 92 bilhões, mostrando a expansão de 14,4% no total deste ano. 

De acordo com o presidente da CBIC, José Carlos Martins, o dado demonstra o aumento do ticket médio de venda dos imóveis no período, já que o número de unidades vendidas se manteve estável este ano em relação à 2021. “O aumento do custo dos imóveis mostra que o mercado começou a absorver, no preço, a elevação do custo dos insumos. Isso resultou na redução da venda de imóveis menores e no aumento de imóveis de maior valor”, apontou.

O presidente complementou dizendo que mesmo com a elevação do ticket médio de lançamentos e vendas, ainda existe defasagem de praticamente 2% em relação ao INCC (Índice Nacional do Custo da Construção) acumulado no preço do imóvel. “Esta realidade pode demonstrar um equilíbrio entre o INCC e preço aparecendo a partir do quarto trimestre deste ano”, apontou. 

O presidente da Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC, Celso Petrucci, afirmou que as expectativas em relação ao mercado imobiliário em 2022 são muito positivas. “Apenas para lembrarmos, em 2021 tivemos o melhor ano do mercado imobiliário dos últimos 10 anos. Em relação a 2020, houve 19% a mais de lançamentos e 39% a mais de vendas em unidades no país. Por mais que o mercado deste ano, com um cenário econômico completamente diferente, tenha sido resiliente, muito provavelmente, teremos o segundo melhor ano do mercado imobiliário dos últimos 10 anos”, prospectou.  

Para acessar a pesquisa completa clique no botão abaixo:

Para acessar a live da CBIC com a apresentação da pesquisa, clique no botão abaixo:

Contato
+55 (41) 3225-4358
psqportas@abimci.com.br
Endereço

Av. Comendador Franco, 1341
Campus da Indústria – Jardim Botânico
Curitiba (PR) – CEP: 80.215-090

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade

Sou Participante

Acesse a área restrita