Em outubro o setor da construção civil comemora o Dia Mundial da Arquitetura e o Dia do Trabalhador da Construção Civil, reconhecendo quem projeta, planeja e realiza obras que transformam o país
Em outubro, duas datas reforçam o valor dos profissionais que têm papel fundamental no setor da construção civil: o Dia Mundial da Arquitetura, celebrado na primeira segunda-feira do mês, e o Dia do Trabalhador da Construção Civil, em 26 de outubro. Criado pela União Internacional dos Arquitetos (UIA), o Dia Mundial da Arquitetura tem como tema em 2025 “Design para a força”, destacando o papel da arquitetura em fortalecer comunidades e promover soluções para o enfrentamento dos desafios atuais. Já o Dia do Trabalhador da Construção Civil homenageia os profissionais que dão forma a esses projetos, transformando o desenho técnico em realidade.
Segundo o Novo Caged, divulgado em setembro, o setor da construção civil emprega mais de 3 milhões de trabalhadores, com 194,5 mil novos postos criados em agosto. Com relação ao número de arquitetos, são mais de 270 mil profissionais registrados no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), conforme dados atualizados de 2024. Os números demonstram a força e a relevância desses profissionais no desenvolvimento urbano e na qualificação das edificações brasileiras.
Esses profissionais são os responsáveis por transformar em realidade os sonhos da casa própria, dos novos negócios e dos grandes empreendimentos. Para apoiá-los no exercício de suas funções o Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME), desenvolvido e coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), disponibiliza o Guia Orientativo de Portas de Madeira para Edificações. O documento é baseado na norma técnica ABNT NBR 15930 e traz orientações sobre como especificar corretamente as portas de madeira adequadas de acordo com seu uso para cada edificação.
Há 13 anos no mercado, o PSQ-PME foi criado com o objetivo de promover a isonomia competitiva entre os fabricantes, por meio da conformidade técnica, adequando o desempenho dos produtos às normas existentes. Com abrangência nacional, reúne e representa os fabricantes de portas de madeira do Brasil, atuando em várias ações que visam o fortalecimento do segmento e o atendimento dos requisitos estabelecidos nas normas.
O Guia Orientativo traz essa experiência do Programa que, por meio de um trabalho técnico realizado pela Abimci e empresas participantes do PSQ-PME, apresenta, de forma didática, os principais pontos que devem ser avaliados pelos profissionais responsáveis pela especificação das portas de madeira para edificações, incluindo vida útil, manuseio, armazenamento, instalação e manutenção, oferecendo um conteúdo prático e acessível para quem atua no dia a dia da construção civil.
Clique aqui para acessar o Guia Orientativo de Portas de Madeira para Edificações
Av. Comendador Franco, 1341
Campus da Indústria – Jardim Botânico
Curitiba (PR) – CEP: 80.215-090
Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade