Resultados nas vendas de materiais de construção de 2020 ajudam na projeção de um ano positivo

Shutterstock_641134636

A venda de materiais de construção ganhou fôlego no país. Nos últimos meses de 2020, os índices de crescimento do mercado não foram tão expressivos, se analisados isoladamente, mas ajudaram o setor em um ano tão atípico, com a manutenção de um ritmo de retomada mais constante. A alta verificada no segundo semestre estimula uma boa expectativa para os negócios em 2021, embalada também pelos resultados no setor da construção civil em geral.

Conforme a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em dezembro, o setor registrou um crescimento de 0,2% em outubro de 2020, na comparação com o mês anterior. O resultado foi menor aos verificados em agosto (alta de 3,4%) e setembro (2,4%).

Já em relação a outubro de 2019, o resultado identificado em outubro do ano passado representou um crescimento de 20,9%. De acordo com o IBGE, foi a quinta alta consecutiva. Nessa comparação anual, as vendas de material de construção vêm apresentando bons resultados: a variação foi de 31,4% em setembro e 24% em agosto.

Ainda segundo o IBGE, o crescimento acumulado nas vendas de materiais de construção foi de 9,4% em 2020 e 8,6% nos últimos 12 meses, demonstrando aumento no ritmo de vendas e a manutenção da trajetória de crescimento iniciada em junho de 2020.

A indústria de materiais de construção vem se adaptando para atender a alta na demanda neste momento. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), o nível da capacidade instalada no segmento estava em 88% em novembro, contra 53% em maio, em função de suspensões da produção em função da pandemia e do isolamento social.

O Produto Interno Bruto (PIB) do construção teve um incremento de 5,6% no terceiro trimestre de 2020 em relação ao segundo trimestre. Entre os motivos para o resultado estão as reformas e obras domésticas, alavancadas pelo auxílio emergencial, e também a manutenção de canteiros abertos durante a pandemia, na avaliação do vice-presidente de economia do Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon-SP), Eduardo Zaidan, em entrevista ao portal UOL no início de dezembro. Ele ainda citou que a atividade da construção civil voltou ao nível pré-pandemia.

A projeção para 2021 é animadora: 3,8% de crescimento no PIB da construção. O mercado deve continuar sendo impactado pelo maior consumo de materiais de construção e também pela abertura de novos canteiros de obras residenciais.

A Abramat também estima um crescimento sustentável em 2021. Para o presidente da entidade, Rodrigo Navarro, embasam a perspectiva positiva a demanda alta do varejo, o aquecimento da construção civil, a expectativa de retomada de obras paradas, o lançamento do Programa Casa Verde Amarela e a aprovação do novo marco regulatório do saneamento básico.

A Abramat divulgou no dia 1º de dezembro o “Termômetro da Indústria de Materiais de Construção”, um levantamento realizado junto a lideranças do setor e associados sobre o mercado. Os dados mostraram que 86% dos empresários estão com a intenção de fazer investimentos nos próximos 12 meses, seja na expansão da capacidade da produção ou na modernização das estruturas.

Com informações da Abramat e do IBGE

Foto: Shutterstock

Outras Notícias
Patologia2
Saiba como a escolha correta das dimensões, ferragens e cuidados no processo de instalação fazem toda a diferença.
Building under construction, slab concreting
Fatores como o aquecimento do mercado de trabalho, bom desempenho da área imobiliária, estimativa positiva do Banco Central influenciaram no aumento da projeção
Modern office tower buildings in brooklin neighborhood at the shore of pinheiros river, sao paulo, brazil
Durante o mês foram comercializadas 9.475 novas unidades residenciais na cidade de São Paulo, sendo quase 70% das unidades de dois dormitórios
Contato
+55 (41) 3225-4358
psqportas@abimci.com.br
Endereço

Av. Comendador Franco, 1341
Campus da Indústria – Jardim Botânico
Curitiba (PR) – CEP: 80.215-090

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade

Sou Participante

Acesse a área restrita