Saiba qual é a porta certa para cada ambiente de acordo com o perfil de desempenho

Perfil de desempenho

Ao escolher uma porta, é fundamental considerar o perfil de desempenho adequado, as condições de uso e a certificação do produto. 

A escolha da porta de madeira adequada para diferentes ambientes de uma edificação vai além da estética e critério construtivo. É preciso considerar o desempenho do produto, que deve estar de acordo com as exigências do local de instalação e seguir o que estabelece as normas técnicas vigentes. A ABNT NBR 15930, norma brasileira que regulamenta portas de madeira para edificações, define cinco perfis de desempenho, cada um com características específicas para diferentes aplicações. Confira abaixo os detalhes de cada perfil e como eles se adequam aos diversos ambientes.

Porta Interna de Madeira (PIM)

As portas PIM são projetadas para uso em áreas secas e internas da edificação, como passagens, closets, dormitórios e salas internas. Elas não devem ser expostas à umidade ou intempéries. Sua principal função é garantir privacidade e conforto visual.

Porta Interna de Madeira Resistente à Umidade (PIM RU)

Já as portas PIM RU são indicadas para ambientes internos que podem ser expostos a condições de umidade, como banheiros, cozinhas e lavanderias. Essas portas têm são resistentes à ação da água e à variação de umidade, assegurando maior durabilidade em locais molháveis ou molhados.

Porta de Entrada de Madeira (PEM)
As portas PEM são destinadas aos ambientes que separam as áreas privadas das comuns de circulação de uma edificação, como entradas de apartamentos ou quartos de hotéis. Elas são projetadas para espaços protegidos da radiação solar direta e da chuva, têm um nível de resistência superior ao das portas internas, devido ao maior tráfego de pessoas e ao uso mais intenso.

Porta de entrada de madeira resistente à umidade (PEM RU)

A PEM RU é uma porta de entrada com características de resistência à umidade. É ideal para áreas como entradas de serviço, desde que protegidas da radiação solar direta e da chuva.

Porta externa de madeira (PXM)
As portas PXM são projetadas para uso em entradas de unidades ou edificações expostas diretamente às intempéries, como radiação solar, chuva e vento. Elas são utilizadas como portas principais de residências, garagens, varandas e áreas de serviço. Essas portas passam por ensaios que testam sua resistência às condições climáticas mais adversas.

Como escolher a porta certa?

Além do perfil de desempenho, a escolha da porta de madeira deve considerar também o nível de tráfego de uso, se é moderado, regular, intenso, severo ou extremo, e o tipo de ocupação da edificação, se é privada, coletiva ou pública. Além disso, é importante verificar se o produto tem a certificação ABNT NBR 15930, que garante a conformidade com os requisitos técnicos estabelecidos na norma.

Outras Notícias
080425_10h_feicon_2v3a1400
Na feira, empresas do PSQ-PME mostraram como estão atendendo a essa demanda, aliando qualidade técnica às últimas tendências em design
Framing wood beams of wooden building new stick built home under construction
A medida é resultado de um trabalho estratégico e amplo da Abimci de mobilização setorial e de aproximação com o governo, e um importante passo para a consolidação do uso do sistema construtivo industrializado e sustentável no Brasil
Real estate investment concept. Applying for a home loan, buying, selling,  developing the real estate market, creating stability in life, renting real estate, assessing the performance and value of the property.
Com a Selic em alta e projeção de novos aumentos, financiamentos ficam mais caros, consumidores adiam compras e setor busca estratégias para evitar queda nas vendas.
Contato
+55 (41) 3225-4358
psqportas@abimci.com.br
Endereço

Av. Comendador Franco, 1341
Campus da Indústria – Jardim Botânico
Curitiba (PR) – CEP: 80.215-090

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade

Sou Participante

Acesse a área restrita