As dimensões das ferragesn também seguem um padrão definido pela ABNT NBR 15930-2, norma de desempenho da porta de madeira. Depois de conferir os padrões dimensionais para as diferentes partes da porta, é hora de conhecer as orientações técnicas para esse item indispensável para o bom funcionamento da porta de madeira na edificação. Para as ferragens, a norma estabelece dimensões e quantidade mínimas para instalação na porta, entre outros requisitos:
Dobradiças
Esses componentens devem atender à ABNT NBR 7178, considerando as dimensões mínimas estabelecidas abaixo. As dobradiças, eixos e opcionais (terminais e anéis) que não tenham norma específica devem atender no mínimo ao desempenho equivalente descrito na ABNT NBR 7178.
Fechaduras
As fechaduras devem atender à ABNT NBR 14913, respeitando o tipo e as classificações de segurança, tráfego e a resistência à corrosão, assim como as dimensões mínimas e demais requisitos do produto apresentados a seguir. As fechaduras que não tenham normas específicas devem atender no mínimo ao desempenho equivalente descrito na ABNT NBR 14913.
Posição das ferragens
Outro ponto importante que precisa ser observado quanto às ferragens das portas de madeira é o posicionamento desses elementos no momento da instalação. A norma define a posição padrão para portas com altura de 2100 mm e 2400 mm com três, quatro e cinco dobradiças.
Na próxima edição, o último conteúdo da série dimensões: o vão da porta. Acesse o conteúdo completo baixando o Guia Orientativo de Portas de Madeira para Edificações.
Foto capa: engin akyurt on Unsplash
Av. Comendador Franco, 1341
Campus da Indústria – Jardim Botânico
Curitiba (PR) – CEP: 80.215-090
Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade