Série Portas Especiais: Porta resistente a xilófagos

Site-02

As portas de madeira podem estar presentes em todos os ambientes dos empreendimentos, mas dependendo das condições de exposição e uso, elas podem ficar sujeitas ao ataque de xilófagos, devido à sua condição de produto natural biodegradável, por este motivo, em alguns casos existe a necessidade de adoção de um método de preservação da madeira, que deve ser realizado durante o processo de fabricação da porta.

As portas resistentes a xilófagos (PRX) são o tema da quinta matéria da Série Portas Especiais que tem como base a norma técnica ABNT NBR 15930 – Portas de madeira para edificações – Parte 3: Requisitos de desempenho adicionais.

Para melhor compreensão de quais agentes biodegradadores da madeira podem estar presentes no ambiente e atacar a porta de madeira de acordo com o ambiente de uso, a norma apresenta a Tabela 14 (abaixo):

Para Dayane Potulski, chefe de secretaria do ABNT/CB-031, a prorrogação do prazo de exigência da norma se fez necessário para que construtoras, empresas de instalação e fabricantes de portas tivessem um tempo hábil para treinar suas equipes conforme os requisitos da nova norma técnica, desde métodos de recebimento, manuseio, armazenamento e instalação, além de poder adequar seus projetos a nova forma de preparação dos vãos das portas, o que afeta diretamente o sistema construtivo. Ela destacou ainda que a norma tem impacto no contratos. “Eles também teriam que ser revistos, uma vez que os novos requisitos da norma impactariam nos termos já ajustados e em andamento, pois a norma aborda de forma clara e objetiva a definição das responsabilidades nesse processo”, explicou.

Na contratação das portas deve ser incluída a ABNT NBR 15930-4 como referência no contrato, para salvaguardar as responsabilidades e corresponsabilidades de forma esclarecida para todas as partes envolvidas. Confira abaixo, a Tabela da norma que traz essas atribuições: 

Abnt nbr 15930 3 tabela 14

É necessário destacar que a durabilidade natural da madeira é uma característica intrínseca a cada espécie botânica de madeira nativa ou plantada, que representa uma barreira natural aos agentes biodegradadores da madeira. Conheça abaixo a durabilidade natural das principais madeiras nativas e plantadas do Brasil.

Abnt nbr 15930 3 tabela g1 01
Abnt nbr 15930 3 tabela g2 01

Para cada ambiente de uso da porta de madeira é estabelecida uma durabilidade natural mínima, quando a durabilidade natural não for suficiente para atender aos requisitos de durabilidade ou de vida útil do componente de madeira, devem ser adotados métodos de preservação. 

O que é a preservação de madeira e porque ela é necessária?

A preservação da madeira é um conjunto de medidas preventivas e curativas para controle de agentes biológicos (organismos xilófagos), físicos e químicos que afetam as propriedades da madeira, adotadas no desenvolvimento e na manutenção dos componentes de madeira no ambiente construído.

A tabela abaixo apresenta os usos de produtos preservativos para aumentar a durabilidade do componente, de acordo com a durabilidade natural da madeira, indicando inclusive se existe a necessidade de aplicação de produto preservativo sob pressão em autoclave.

Abnt nbr 15930 3 tabela 16 01

DICA: Quando o ataque de xilófagos ocorre

A biodegradação é uma característica inerente da madeira, por este motivo, medidas preventivas devem ser tomadas pelos fabricantes de porta de madeira resistente à xilófagos e construtores, considerando a vida útil de projeto (VUP) do produto. Por este motivo, quando qualquer ocorrência de ataque de organismos xilófagos ocorre uma providência imediata deve ser tomada pelo usuário com a ajuda de empresa especializada, para a manutenção da VUP da porta de madeira. 

Para saber mais sobre o que orienta a norma de portas de madeira sobre as PRX, acesse a norma técnica ABNT NBR 15930 – Portas de madeira para edificações –Parte 3:  Requisitos de desempenho adicionais.

Outras Notícias
Patologia2
Saiba como a escolha correta das dimensões, ferragens e cuidados no processo de instalação fazem toda a diferença.
Building under construction, slab concreting
Fatores como o aquecimento do mercado de trabalho, bom desempenho da área imobiliária, estimativa positiva do Banco Central influenciaram no aumento da projeção
Modern office tower buildings in brooklin neighborhood at the shore of pinheiros river, sao paulo, brazil
Durante o mês foram comercializadas 9.475 novas unidades residenciais na cidade de São Paulo, sendo quase 70% das unidades de dois dormitórios
Contato
+55 (41) 3225-4358
psqportas@abimci.com.br
Endereço

Av. Comendador Franco, 1341
Campus da Indústria – Jardim Botânico
Curitiba (PR) – CEP: 80.215-090

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade

Sou Participante

Acesse a área restrita