Série Portas Especiais: Portas resistentes ao fogo

Site-02

A importância e presença das portas na maior parte do tempo passam despercebidas durante a convivência nos empreendimentos, mas em momentos críticos em que a segurança se torna essencial, elas chamam a atenção e são decisivas para a proteção e sobrevivência das pessoas. As portas resistentes ao fogo (PRF) fazem parte deste seleto grupo e são o tema da terceira matéria da Série Portas Especiais, que tem como base as normas técnicas  ABNT NBR 15281:2021 – Porta resistente ao fogo para entrada de unidades autônomas e compartimentos específicos de edificações e a ABNT NBR 15930:3 – 2022 Portas de madeira para edificações – Requisitos de desempenho adicionais. 

Elas têm por objetivo dificultar a propagação de incêndio e a inflamação generalizada. São classificadas de acordo com seu tempo de resistência ao fogo. Este é um parâmetro essencial para a escolha da porta. A PRF 30 tem resistência ao fogo por 30 minutos, a PRF 60 por 60 minutos e a PRF 90 por 90 minutos. 

Tabela 4 01

Na hora da especificação de uma PRF deve ser analisado o local de uso, conforme os critérios de segurança contra incêndio e saídas de emergência. Para isso, a ABNT NBR 15930-3 apresenta os requisitos para aplicação da PRF.

Tabela 5 01

Destaca-se também que as portas resistentes ao fogo devem ser fornecidas conforme projeto testado em laboratório, por exemplo: usando as mesmas ferragens e acessórios. Por este motivo, é muito importante que o especificador exija a ficha técnica do produto.

Atualmente, empresas fabricantes de portas de madeira, participantes do PSQ-PME (Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações), possuem e/ou estão em fase de certificação de portas resistentes ao fogo. Confira mais no link: https://www.psqportas.com.br/tabelas/Recomenda-se que para a correta especificação deste produto (PRF) seja consultada a ABNT NBR 15930. Ela está disponível no botão abaixo:

Contato
+55 (41) 3225-4358
psqportas@abimci.com.br
Endereço

Av. Comendador Franco, 1341
Campus da Indústria – Jardim Botânico
Curitiba (PR) – CEP: 80.215-090

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade

Sou Participante

Acesse a área restrita