Conheça as medidas padronizadas para as portas de madeira

Site 02

Na correria do dia a dia, nem sempre nos damos conta que estamos constantemente em contato com produtos padronizados. Basta olhar em volta para confirmar que as tomadas seguem um padrão específico, os cartões bancários presentes no nosso dia a dia, seguem uma padronização para que ocorra a interação no ato de pagamento pelo cartão, os parafusos e buchas são dimensionados em milímetros ou polegadas específicas. E por fim, finalmente, os carregadores da marca Apple que serão compatíveis com carregadores usados por bilhões de dispositivos que não são da marca. Tudo isso traz praticidade à vida das pessoas, auxilia na compatibilidade dos produtos, na confiabilidade e segurança para os consumidores e também na resolução de questões relacionadas a reparos e manutenção.

No contexto da execução de obras, a padronização desempenha um papel crucial para otimizar o tempo, reduzir custos e simplificar a vida dos usuários. As portas de madeira estão inseridas nesse cenário e, apesar da possibilidade de algumas variações, seguem padrões específicos. Essa uniformidade é essencial, pois ao longo do tempo torna possível a substituição não apenas da folha da porta, mas também do marco ou do conjunto kit porta. Graças à padronização, a substituição pode ser perfeitamente integrada ao vão da porta.

Pensando no usuário, a norma técnica de portas de madeira para edificações (ABNT NBR 15930) traz as medidas padronizadas das folhas e marcos das portas. Veja abaixo, mais orientações apresentadas na norma para a folha da porta interna, de entrada e externa.

Abnt nbr 15930 2 portas internas
Abnt nbr 15930 2 portas entrada e externas

Já no caso do marco, também existem orientações padrão para as portas consideradas especiais:

Abnt nbr 15930 2 marco

Para saber mais sobre o padrão recomendado para cada perfil de desempenho das portas de madeira, acesse:

Contato
+55 (41) 3225-4358
psqportas@abimci.com.br
Endereço

Av. Comendador Franco, 1341
Campus da Indústria – Jardim Botânico
Curitiba (PR) – CEP: 80.215-090

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade

Sou Participante

Acesse a área restrita