Emendas à Norma de Desempenho entram em consulta nacional

Flatlay-for-construction-scaled

Após sete anos de publicação da ABNT NBR 15575 Edificações habitacionais – Desempenho, três, das seis partes da norma entraram em consulta nacional na terça-feira (17/11). Os interessados têm até o próximo dia 16 de dezembro para participarem.

Com o entendimento de que não é o momento de uma ampla revisão da norma, foi iniciado o processo de atualização e ajuste dos textos, discutidos na Comissão de Desempenho de Edificações (CE-002:136.001). As três Emendas revisam parte do conteúdo, referente ao Desempenho Térmico, sendo mantido o restante inalterado:

As principais entidades do setor se mobilizaram e estruturaram workshops com o intuito de discutir previamente e tornar mais fluido e amplo os debates na Comissão. Um ponto de consenso é que não é o momento de ampliação e aumento de critérios de desempenho.

Estruturadas a partir de análises e observações relevantes a respeito do Desempenho Térmico, as partes 1, 4 e 5 tiveram importantes atualizações das quais a Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) destaca:

  • atualização das referências normativas;
  • inclusão de 62 termos e definições visando maior entendimento dos textos;
  • na Parte 1, de requisitos gerais, foram atualizados os procedimentos de avaliação de desempenho térmico (Simplificado e Simulação Computacional), tratando de forma mais clara os aspectos da medição de propriedades térmicas de materiais e elementos construtivos; as características do programa de simulação computacional, do arquivo climático, do modelo de referência e do uso da ventilação natural; e a modelagem da unidade habitacional. Houve também inclusão de Anexo informativo referente ao impacto da degradação das superfícies na absortância à radiação solar, em função do tempo de exposição destas;
  • na Parte 4, de vedações verticais, foram melhor detalhados e/ou descritos os critérios e métodos que se referem ao: percentual de abertura para ventilação (Pv,APP); cálculo do percentual de abertura para ventilação; elementos transparentes e cálculo do percentual de elementos transparentes;
  • na Parte 5, de coberturas, houve melhoria do texto a fim de dar melhor entendimento aos itens: Generalidades; Requisito – Desempenho térmico de coberturas; Critério – Transmitância térmica de coberturas (Ucob); Método – Cálculo da transmitância térmica de coberturas.

A Comat/CBIC, por meio do seu Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (GANT), divulgou e participou das reuniões de discussão dos textos propostos para as Emendas.

Para acompanhar as alterações de normas técnicas do setor da construção acesse o Portal de Normas Técnicas da CBIC. Através do cadastro gratuito poderá ter mais informações desta e de outras normas da ABNT.

O acompanhamento de normas é parte integrante do ‘Projeto Inovação e Tecnologia’ da CBIC com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Fonte: CBIC
Crédito foto: Photo by Sarah Pflug from Burst 

Outras Notícias
Building under construction
Em janeiro deste ano foram comercializadas 6.755 novas unidades residenciais na cidade de São Paulo. No acumulado de 12 meses foram vendidas 104,4 mil novas moradias 
Building under construction in the city center
Mercado imobiliário brasileiro registra crescimento em 2024, impulsionado pelo Minha Casa, Minha Vida
2025 new year is lifted by a construction crane
Diante de desafios como a elevação da taxa de juros e falta de mão de obra, a industrialização, a tecnologia e as práticas sustentáveis surgem como respostas estratégicas ao setor, levando maior eficiência e redução de custos 
Contato
+55 (41) 3225-4358
psqportas@abimci.com.br
Endereço

Av. Comendador Franco, 1341
Campus da Indústria – Jardim Botânico
Curitiba (PR) – CEP: 80.215-090

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade

Sou Participante

Acesse a área restrita