Indústrias de portas investem na qualidade para alavancar vendas

Hotellrum-eller-lgenhetdrrppning-med-den-ppna-drren-84062789

A divulgação do Índice de Confiança da Construção de agosto, que subiu 1,8 ponto sobre o mês anterior, alcançando 72,5 pontos – o maior nível desde julho de 2015, vem reforçar a retomada da confiança dos fabricantes de portas de madeira, que hoje têm o mercado interno como principal consumidor de seus produtos. Com a segunda alta consecutiva, o índice acumula ganho de 5,9 pontos desde o mínimo histórico de fevereiro. Na avaliação da Fundação Getúlio Vargas, apesar do valor continuar muito mais próximo do registro mínimo que da média histórica, a tendência de redução do pessimismo já parece evidente do setor de construção.

É apostando nesse nível de otimismo, na retomada dos investimentos no país e na venda de produtos certificados, que o segmento de portas espera alavancar os negócios. Com uma produção que supera as 8 milhões de unidades, das quais quase 5 milhões de kits porta pronta (porta acompanhada dos batentes e ferragens) e outras 3,1 milhões de folhas (apenas a porta), de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), a expectativa dos fabricantes é grande.

Para isso, as estratégias das indústrias são muitas. Passam pela venda não só do produto porta, mas de um serviço que inclui a instalação nos empreendimentos de grandes construtoras. Inclui a abertura de novas plantas para atender demandas específicas do país e até mesmo voltar parte da produção para a exportação.

No entanto, uma mesma estratégia tem sido adotada por quase 70% da produção nacional de portas: investir na melhoria da qualidade do produto e na certificação.

Desde 2014, é possível encontrar no mercado portas com a certificação da ABNT, por meio do Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME), desenvolvido pela Abimci. São produtos que atendem à Norma Brasileira NBR 15930. As folhas de portas certificadas passam por um rigoroso controle de qualidade de produção, que inclui testes físicos e mecânicos de avaliação do desempenho realizados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo.

Com abrangência nacional, o Programa reúne e representa os fabricantes de portas de madeira do Brasil, atuando em várias ações que visam o fortalecimento do segmento e o atendimento dos requisitos estabelecidos nas normas brasileiras vigentes. Entre os principais objetivos da iniciativa estão o de promover a isonomia competitiva entre os fabricantes, por meio da conformidade técnica, adequando o desempenho dos produtos às normas existentes, estimular a melhoria continua, agregar valor às marcas e dar garantias ao consumidor final. Mais de 20 empresas participam do PSQ-PME com diversos produtos estavam certificados.

E o resultado tem sido animador para os empresários. De acordo com o gerente Industrial da Adami/Vert, Daniel Pscheidt, é possível perceber mudanças no comportamento dos clientes na especificação das portas.

“As grandes construtoras já estão colocando como pré-requisito a certificação”, garante.

Na opinião do diretor de Operações da Reflorestadores Unidos, Cassiano de Zorzi, a implantação do PSQ-PME na indústria provocou mudanças significativas.

“Foi um trabalho muito bom, porque ajudou o processo como um todo, a trabalhar a qualidade com as pessoas”, avalia.

Dar visibilidade ao Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME) é uma das estratégias adotadas pela Abimci, por meio do Comitê de Portas, para alavancar as vendas dos produtos certificados. A participação na XI Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes (FESQUA), que será realizada de 21 a 24 de setembro, em São Paulo (SP), é uma das primeiras estratégias conjuntas das indústrias.

A expectativa em torno da primeira participação institucional do PSQ-PME em uma feira é grande, já que o público do evento é o de construtores e especificadores que buscam conhecer as tendências do setor de esquadrias.

“Estamos em um momento muito interessante com vários produtos e empresas certificadas pela ABNT e precisamos divulgar isso para as construtoras e revendas, assim como para outros fabricantes, que ainda resistem em participar do Programa”, avalia Robson Marcon, gerente administrativo da Famossul.

Para o vice-presidente da Manoel Marchetti, fabricante das Portas Álamo, Fábio Ayres Marchetti, a expectativa do grupo para a divulgação institucional do Programada é elevada. “Vamos mostrar ao mercado que já existem empresas e produtos certificados, com perspectivas de aumentar o número de certificações”, afirma.

Na avaliação do diretor Comercial da Pormade, Daniel Zini, a presença na FESQUA será uma oportunidade para apresentar aos visitantes informações sobre a normalização dos produtos. “É a primeira vez que as empresas estarão de forma conjunta divulgando a importância do programa e levando ao mercado orientações sobre o produto portas de madeira”, afirma.

O diretor da Sincol, Caetano Balvedi Neto, também concorda que a presença na feira será uma oportunidade para levar informações do Programa a um público mais técnico. “O mercado de esquadrias evoluiu muito nos últimos 13 anos em torno do desempenho. Por isso, o que queremos com essa participação é mostrar ao mercado que o setor de portas também avançou e hoje temos condições de entregar produtos tecnicamente superiores”, completa.

Assessoria de Imprensa Abimci

Outras Notícias
Patologia2
Saiba como a escolha correta das dimensões, ferragens e cuidados no processo de instalação fazem toda a diferença.
Building under construction, slab concreting
Fatores como o aquecimento do mercado de trabalho, bom desempenho da área imobiliária, estimativa positiva do Banco Central influenciaram no aumento da projeção
Modern office tower buildings in brooklin neighborhood at the shore of pinheiros river, sao paulo, brazil
Durante o mês foram comercializadas 9.475 novas unidades residenciais na cidade de São Paulo, sendo quase 70% das unidades de dois dormitórios
Contato
+55 (41) 3225-4358
psqportas@abimci.com.br
Endereço

Av. Comendador Franco, 1341
Campus da Indústria – Jardim Botânico
Curitiba (PR) – CEP: 80.215-090

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade

Sou Participante

Acesse a área restrita