A importância da escolha consciente

Brown wooden door with metal handle. Copy space

Para garantir que um empreendimento atenda aos padrões mínimos de desempenho estabelecidos pela norma técnica da construção civil (ABNT NBR 15575), é imprescindível o uso de produtos com desempenho técnico comprovado. Nesse sentido, os profissionais da construção civil devem estar atentos ao selecionar fornecedores e produtos para os empreendimentos.
Quando se trata de porta de madeira, já se encontram no mercado produtos com desempenho técnico comprovado. O certificado de conformidade de acordo com ABNT NBR 15930 assegura essa comprovação e também confere confiabilidade ao produto, contribuindo com a qualidade do empreendimento como um todo. No entanto, além do certificado de conformidade, é possível encontrar no mercado produtos que tem apenas relatórios de ensaios.
Por isso é importante entender a diferença entre esses dois documentos. Embora ambos documentem, de alguma forma, os resultados dos ensaios, os processos de obtenção e significados são distintos. Confira abaixo a diferença entre os dois documentos para o caso das portas de madeira:

Certificado de Conformidade: garantia de atendimento a norma

O Certificado de Qualidade, emitido por um órgão certificador oficial como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é o selo que atesta que um produto cumpre os requisitos estabelecidos pela norma técnica específica, neste caso, a ABNT NBR 15930 – Portas de madeira para edificações. Esse certificado é concedido após rigoroso processo de auditoria, que inclui visitas à fábrica para avaliar o controle de qualidade do processo de produção. As amostras do produto são coletadas aleatoriamente pelo auditor independente e submetidas a ensaios em laboratório, seguindo as diretrizes da norma. Somente após aprovação dessa auditoria e dos ensaios laboratoriais, o produto recebe o Certificado de conformidade. É importante ressaltar que a manutenção desse certificado exige auditorias regulares e ensaios periódicos, estendendo essa certificação para toda a produção do produto certificado da empresa, independente do lote produzido.

Relatório de Ensaios: resultados isolados do produto testado

Por outro lado, o Relatório de ensaios é apenas um documento que apresenta os resultados de ensaios realizados por um laboratório que, muitas vezes, não contempla um parecer técnico que atesta se o produto atende ou não aos requisitos da norma. O fabricante não passa por auditorias de controle de qualidade do processo de produção, e a coleta da amostra do produto não é feita por um órgão certificador independente, ou seja, o produto é selecionado e enviado ao laboratório pelo próprio fabricante. Portanto, esse documento não pode ser estendido para a produção do item fabricado e não deve ser confundido com um Certificado de Conformidade de produto.

Portanto, enquanto o Relatório de Ensaios representa um resultado isolado de um momento específico de produção, a Certificação de Conformidade atesta que a produção completa do produto certificado do fabricante (independente do lote), está de acordo com os requisitos estabelecidos pela norma técnica.

A escolha consciente de produtos na construção civil é essencial para garantir o atendimento aos padrões de desempenho estabelecidos pelas normas técnicas, como a ABNT NBR 15575. No caso das portas de madeira, a disponibilidade de fornecedores e produtos com desempenho técnico comprovado é uma realidade no mercado. O Certificado de Conformidade ABNT NBR 15930 assegura que o produto atende aos requisitos normativos, assim como a vida útil do produto, contribuindo para a segurança e qualidade dos empreendimentos.

Contudo, é importante compreender a diferença entre os dois documentos no mercado e com isso os profissionais da construção civil podem tomar decisões mais embasadas.

Contato
+55 (41) 3225-4358
psqportas@abimci.com.br
Endereço

Av. Comendador Franco, 1341
Campus da Indústria – Jardim Botânico
Curitiba (PR) – CEP: 80.215-090

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade

Sou Participante

Acesse a área restrita