Como identificar produtos que estão fora da norma

Saiba-dos-objetivos-e-beneficios-das-normas-abnt-site

Identificar produtos utilizados na construção civil que não cumprem a norma técnica é essencial para garantir qualidade e segurança em um projeto. As patologias nas obras ou na pós ocupação causam muitos transtornos quando surgem, pois desvalorizam o empreendimento, geram insatisfação do cliente e comprometem a segurança, o desempenho e vida útil do produto final.

Nos últimos anos, houve um significativo avanço nas adequações dos produtos da construção civil para atender às normas técnicas em vigor, principalmente em decorrência da norma de desempenho da construção civil (ABNT NBR 15575). Esse cenário também se estende ao segmento de portas de madeira.

Sempre que possível, solicite e verifique o certificado de conformidade do produto com as normas técnicas aplicáveis. Os certificados emitidos por organizações reconhecidas, como os da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para as portas de madeira, indicam que o produto atende aos requisitos estabelecidos.

Porém, alguns aspectos visuais já indicam se o produto atende ou não à norma técnica. Vale ressaltar que quando um requisito não atende a um critério da norma, o produto é enquadrado como “fora de norma”.

Faça uma inspeção visual detalhada do produto. No caso das portas de madeira, a norma técnica ABNT NBR 15930, além de estabelecer os requisitos de desempenho, traz algumas exigências dimensionais que, logo a primeira vista, indicam o atendimento à norma técnica.

O primeiro requisito que pode ser verificado no produto é a espessura da folha da porta. A norma técnica de portas de madeira estabelece que as dimensões padronizadas para as folhas das portas internas, de entrada e externas é de, no mínimo, de 35mm. Caso a folha de porta apresente espessura inferior a 35mm, o produto se enquadra como “fora de norma”.

O mesmo entendimento vale para o marco da porta, que deve ter a espessura dos montantes e travessa de, no mínimo, 30mm para marcos com rebaixo e 20mm para marcos com ressalto.

Outro requisito que pode ser observado nos kits portas são as ferragens. A norma estabelece dimensões mínimas das dobradiças e fechaduras para os padrões de folha da porta. O comprimento e largura mínimos definidos para a dobradiça são 76mm x 63mm (3” x 2,5”). O que também pode ser observado no produto é a posição das ferragens na porta, como a altura da dobradiça inferior, do centro e superior e a posição da fechadura, que devem ser entre 800 a 1100mm da base da porta.

Esses e outros requisitos dimensionais e visuais estão estabelecidos na norma técnica ABNT NBR 15930-2 – Portas de madeira para edificações – Requisitos. Eles já podem indicar se o produto está dentro ou fora da norma. No caso das portas de madeira, a espessura da folha da porta, de fácil medição, já revela esse atendimento.

É fundamental compreender que a conformidade com as normas técnicas não é apenas uma questão de padrão, mas sim de desempenho, qualidade e segurança dos produtos utilizados na construção civil. Ao seguir os critérios estabelecidos pela norma técnica ABNT NBR 15930-2, é possível minimizar as patologias e assegurar um produto com qualidade, desempenho e durabilidade, diferenciais importantes que influenciam na funcionalidade do produto no dia a dia.

Contato
+55 (41) 3225-4358
psqportas@abimci.com.br
Endereço

Av. Comendador Franco, 1341
Campus da Indústria – Jardim Botânico
Curitiba (PR) – CEP: 80.215-090

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade

Sou Participante

Acesse a área restrita