Indústrias de portas de madeira vão investir em novas tecnologias e aquisição de máquinas e equipamentos

Site_psq_portas

Aperfeiçoar o parque fabril, otimizar a produção e desenvolver novos projetos estão entre os planos dos fabricantes de portas de madeira para os próximos dois anos. Essa realidade foi apontada em levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), junto a empresas participantes do Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME), que fabricam portas de madeira certificadas.

Pela pesquisa 85% dos industriais demonstraram a intenção de adquirir novas máquinas e equipamentos para otimizar seus processos produtivos nos próximos 24 meses. “O dado reflete a tendência do setor em aprimorar suas instalações fabris para maximizar a produção e, assim, atender às atuais demandas do mercado da construção civil e dos consumidores, que buscam por produtos, eficientes, sustentáveis e que estejam em conformidade com as normas técnicas vigentes”, avaliou o superintendente da Abimci, Paulo Pupo.

O levantamento também mostrou que 87,5% das empresas estão em processo de aperfeiçoamento e desenvolvimento de novos produtos. “Esse apontamento dos empresários indica a busca contínua por inovação”, destacou Pupo. 

As indústrias também responderam que os produtos que mais procuram entre os fornecedores da cadeia de portas de madeira são os núcleos de porta, revestimentos, chapas e painéis, adesivos e colas, ferragens e acessórios, tintas e vernizes, abrasivos, vedações, máquinas e ferramentas de corte, preservativos de madeira e embalagens. E para buscar as novidades desses componentes no mercado, 31,3% das empresas afirmaram ter a intenção de estabelecer parcerias com novos fornecedores. Esse dado reflete o interesse em tecnologias e materiais inovadores que agreguem mais valor aos produtos finais.

No que diz respeito ao desenvolvimento de novos produtos, os perfis de desempenho mais apontados pelas empresas pesquisadas são as Portas Resistentes ao Fogo (PRF), Portas Isolantes Acústicas (PIA) e Portas de Entrada Resistentes à Umidade (PEM RU).

Essa tendência de investimentos por parte do segmento de portas de madeira é uma excelente oportunidade para os fornecedores dessa cadeia que estarão no 6º Encontro da Cadeia Produtiva da Porta (Encapp 2024), que acontece de 17 a 19 de setembro de 2024, em Curitiba (PR), e que vai reunir empresas de todo o Brasil, dando a oportunidade de realização de negócios e networking, a participação na Rodada de Negócios – uma ação que proporciona aos expositores acesso exclusivo às empresas que participam do PSQ-ME. O evento é realizado pela Abimci por meio do Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME), e acontece paralelamente à Lignum Latin America, principal evento da Semana Internacional da Madeira.

Contato
+55 (41) 3225-4358
psqportas@abimci.com.br
Endereço

Av. Comendador Franco, 1341
Campus da Indústria – Jardim Botânico
Curitiba (PR) – CEP: 80.215-090

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade

Sou Participante

Acesse a área restrita