Fabricantes e profissionais da construção civil têm acesso a uma variedade de conteúdos orientativos para apoiá-los no dia a dia das atividades
A melhoria da qualidade das portas de madeira e uma maior aproximação com as construtoras refletem no resultado final após a entrega dos imóveis. Com mais acesso à informação técnica disponibilizada pelos fabricantes e também pelo Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME), o que se vê é uma redução no número de patologias em obra e no pós-ocupação. “Apresentamos diariamente aos nossos clientes orientações, fazendo com que eles tenham conhecimento sobre os cuidados com os produtos, garantindo a vida útil do material adquirido”, afirma Francisca Marta Braga Gomes, responsável pelo controle de qualidade da Concrem Wood.
Para apoiar as ações das empresas que participam do Programa de Certificação, conteúdos e informações técnicas são disponibilizadas aos profissionais da construção civil e ao mercado em geral. São vários canais e ferramentas utilizadas como: o Guia Orientativo de Portas de Madeira para Edificações, a série de vídeos disponíveis no canal do YouTube da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) e o informativo digital do Programa. O objetivo da divulgação e comunicação para o mercado é facilitar e otimizar o acesso à informação técnica, de forma que, os profissionais da construção civil possam usar as orientações no dia a dia, quando da especificação das portas de madeira para os empreendimentos.
Na avaliação do diretor da Lavrasul, Thales Zugman, “com a introdução do sistema de certificação, a empresa passou a ter um controle das não-conformidades. Temos, inclusive, um sistema de TI orientado para este fim, capaz de buscar a origem da patologia e a eliminação de eventuais problemas. Isso se aplica a toda cadeia, seja na produção, logística, armazenagem e manuseio no cliente e na instalação. Com isso, a redução das patologias tem sido grande, pois os clientes também entendem a sua parte, seja na especificação de compra ou nas etapas posteriores”, explica Zugman.
Segundo a diretora da Ipumirim Portas e Molduras, Mirian Giombelli Canfield, as principais mudanças no processo de produção com a implantação do PSQ-PME e a publicação da norma técnica, foram a adoção de padronização do processo produtivo e da melhoria contínua. Com isso, questões como o tempo mínimo de vida útil da porta, (que passou a ser uma exigência), são atendidas com segurança pelos fabricantes que participam do programa. “Nosso produto foi desenvolvido para uma vida útil maior que oito anos (exigência da norma técnica de portas), para atender 12 anos pelo menos”, explica Mirian.
Para o diretor-presidente da empresa Manoel Marchetti, Fábio Ayres Marchetti, com o fim da ideia da porta única para todos os ambientes de um empreendimento, o mercado consumidor tem entendido a importância da especificação e da compra pelo desempenho. “Nossas equipes também aprenderam a oferecer o produto certo para a necessidade adequada”, afirma Marchetti.
Os fabricantes concordam em um ponto, a busca por aperfeiçoamento técnico e inovação não vai parar. Para as empresas certificadas, esse será o posicionamento das empresas que pretendem se manter no mercado brasileiro.
Na avaliação da Abimci, um mercado mais exigente e consumidores mais atentos aos produtos adquiridos é uma evolução natural, a partir do momento em que se tem mais informações disponíveis e regramentos.
“O Programa de Qualidade de Portas de Madeiras está consolidado e preparado para apoiar as indústrias brasileiras do setor que buscam o aperfeiçoamento, a qualificação técnica e o desenvolvimento de produtos seguros para o consumidor. Nos últimos anos, presenciamos um avanço acelerado de melhoria do processo dentro das empresas, que encontraram no PSQ-PME e na certificação, soluções adequadas para entregar ainda mais qualidade ao mercado”, conclui o superintendente da Abimci, Paulo Pupo.
Fonte: Assessoria de Imprensa Abimci – PSQ-PME
Foto home: shutterstock
Av. Comendador Franco, 1341
Campus da Indústria – Jardim Botânico
Curitiba (PR) – CEP: 80.215-090
Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade