Como as portas de madeira ajudam a cuidar do meio ambiente?

Site 03

O mercado da construção civil tem buscado nos últimos anos pela redução dos resíduos no canteiro de obras e também por produtos com menor impacto ao meio ambiente e que durante o ciclo de vida estoquem carbono. Esta mudança de concepção faz parte de um movimento global que cresce exponencialmente e no qual o consumidor tem um papel fundamental porque tem o poder da escolha do método construtivo de seu empreendimento e dos componentes e materiais que serão empregados na obra.

Neste contexto, os produtos em madeira chamam atenção e gradualmente ganham mais espaço nas construções devido a quantidade de CO2 (Dióxido de Carbono) que absorvem da atmosfera durante o crescimento das árvores que irão disponibilizar a matéria-prima adequada para a industrialização e que também estocarão carbono durante o ciclo de vida dos produtos. Uma pesquisa publicada pela Embrapa Florestas validou o potencial destes produtos, apresentando dados de acúmulo de carbono em PFMs (Produtos Florestais Madeireiros), como madeira serrada, painéis de madeira, papel e papelão, bem como resíduos descartados destes materiais. De acordo com a pesquisa, a madeira é composta por carbono em cerca de 50%, assim como todo PFM.

Estas características somadas a um produto com desempenho comprovado de acordo com as normas técnicas asseguram aos consumidores uma escolha mais assertiva e que complementa seus ambientes de forma segura e sustentável. 

Neste processo de busca por soluções mais sustentáveis ainda faltam pesquisas mais abrangentes e profundas, mas com o pouco conhecimento adquirido até hoje, já é possível realizar escolhas mais conscientes no que diz respeito aos produtos consumidos. Uma orientação valiosa é ter em mente que produtos de origem vegetal, sujeitos a processos de industrialização menos complexos e com menor consumo de energia, apresentam consistentes vantagens em relação aos produtos de origem mineral, como plástico ou cerâmica.

Contato
+55 (41) 3225-4358
psqportas@abimci.com.br
Endereço

Av. Comendador Franco, 1341
Campus da Indústria – Jardim Botânico
Curitiba (PR) – CEP: 80.215-090

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade

Sou Participante

Acesse a área restrita