Construção civil encerra ano com balanço positivo

Construcao-civil_kwangmoozaa_istock

A construção civil brasileira chega ao final de 2020 com um resultado positivo, mesmo diante das adversidades causadas na economia pela pandemia do coronavírus. Segundo dados divulgados pelo IBGE, o crescimento no terceiro trimestre do ano em comparação ao trimestre anterior foi de 5,6%. O crescimento foi o maior registrado desde o início de 2014, o que mostra a importância do setor para a economia nacional em um momento tão complexo.

A análise divulgada pelo Informativo Econômico da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), elaborado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), revela que o desempenho só não foi melhor devido à alta nos preços e por desabastecimento de insumos como tubos e conexões de PVC, vergalhões, tubos e conexões de ferro e aço, condutores elétricos, cimento e bloco cerâmico. O custo com matérias e equipamentos subiu 14,49% nos dez primeiros meses do ano, conforme dados do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), calculado pela Fundação Getúlio Vargas.

Quanto aos lançamentos, o crescimento no terceiro trimestre de 2020 foi de 114,1%, quando comparado ao segundo trimestre deste ano. O número, segundo a CBIC, representa os lançamentos represados antes da pandemia. Se o período for comparado a 2019, houve uma redução de 10,5%. Os dados divulgados pela Câmara mostram ainda que, considerando a média de vendas dos últimos 12 meses, se não houver novos lançamentos, a oferta se esgotaria em 10 meses.

A expectativa do Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), é de que em 2021, a construção cresça 3,8%.

Com informações da CBIC e Sinduscon-SP
Foto: Istock

Outras Notícias
Design sem nome (4)
Para levar mais informação ao mercado, destacar as vantagens, qualidades e importância dos produtos certificados, Programa intensifica ações nas redes sociais 
Construction site background
O mercado imobiliário brasileiro apresentou aumento de 8,5% nas vendas de casas novas neste segundo trimestre em relação ao trimestre anterior e 17,9% de aumento em relação ao mesmo período de 2023.
Pme_pu_infportas_2808
Entenda as especificações técnicas das portas resistentes à umidade (RU), conforme a ABNT NBR 15930 e NBR 15575, e a importância de seu uso adequado em áreas molhadas e molháveis.
Contato
+55 (41) 3225-4358
psqportas@abimci.com.br
Endereço

Av. Comendador Franco, 1341
Campus da Indústria – Jardim Botânico
Curitiba (PR) – CEP: 80.215-090

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade

Sou Participante

Acesse a área restrita