As orientações irão contribuir para o atendimento do desempenho e da vida útil da porta.
Neste mês, foi encerrada a consulta nacional da ABNT NBR 15930 – Portas de Madeira para Edificações – Parte 4: Instalação e Manutenção. O texto não teve recomendações de alteração de técnica, portanto agora está passando por ajustes de formatação e, em breve, será publicado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Após a publicação, os usuários da norma terão o prazo de quatro meses para adequação e atendimento aos seus requisitos. Isto não significa, entretanto, que as adequações não possam ser feitas antes, por quaisquer partes interessadas que se sintam aptas a utilizar a norma.
O documento traz orientações técnicas que precisam ser incorporadas no processo de instalação e manutenção, que afetam diretamente a qualidade das portas, como: armazenagem em local adequado, respeito ao cronograma de obras, transporte correto, instalação qualificada da porta no final da obra e as manutenções para atendimento da vida útil do produto.
Além disso, segundo o coordenador da Comissão de Estudos de Portas de Madeira da ABNT, Neiton José Caetano, o texto é didático e claro, protegendo ainda mais o consumidor. “Temos a certeza, de que a norma propiciará uma grande mudança de cultura para todos os envolvidos”, concluiu.
Av. Comendador Franco, 1341
Campus da Indústria – Jardim Botânico
Curitiba (PR) – CEP: 80.215-090
Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade