PIB volta a crescer impulsionado pela construção civil

27. 07. 2011ef1_4697_andaime

Números divulgados pelo IBGE mostram uma elevação de 1,2% na economia brasileira no terceiro trimestre

Com um crescimento de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre de 2019 em relação ao trimestre anterior, a economia brasileira esboça uma reação. Os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a construção civil foi o setor que registrou o maior incremento, com 4,4% – a segunda alta da atividade após cinco anos consecutivos de queda. A construção imobiliária foi o segmento que mais avançou no período.

Considerado um dos motores da economia nacional, a expectativa é de que 2020 seja um ano de recuperação de forma mais consistente. Na avaliação da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), o crescimento do setor pode representar uma maior geração de riquezas para o país. Para as indústrias de produtos de madeira, em especial para o segmento de portas de madeira, o fortalecimento dos negócios da construção civil tem impacto significativo, já que boa parte da produção se destina ao mercado interno.

Ainda segundo os dados do IBGE, a construção civil acumula alta de 1,7% de janeiro a setembro de 2019 em comparação ao mesmo período de 2018. O PIB cresceu 1,0% nesse intervalo.

A construção responde por mais de 50% dos investimentos nacionais. “Em relação ao desempenho da economia, o resultado do PIB confirma as perspectivas de mercado de recuperação lenta e gradual. O investimento é a locomotiva que puxa o vagão do crescimento sustentado da economia. Sem investimento, a economia patina, não consegue construir as bases sólidas necessárias para o seu desenvolvimento”, avalia a economista Ieda Vasconcelos, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Com informações da CBIC
Foto Agência Brasil

Outras Notícias
Patologia2
Saiba como a escolha correta das dimensões, ferragens e cuidados no processo de instalação fazem toda a diferença.
Building under construction, slab concreting
Fatores como o aquecimento do mercado de trabalho, bom desempenho da área imobiliária, estimativa positiva do Banco Central influenciaram no aumento da projeção
Modern office tower buildings in brooklin neighborhood at the shore of pinheiros river, sao paulo, brazil
Durante o mês foram comercializadas 9.475 novas unidades residenciais na cidade de São Paulo, sendo quase 70% das unidades de dois dormitórios
Contato
+55 (41) 3225-4358
psqportas@abimci.com.br
Endereço

Av. Comendador Franco, 1341
Campus da Indústria – Jardim Botânico
Curitiba (PR) – CEP: 80.215-090

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade

Sou Participante

Acesse a área restrita