Setor de madeira em agenda com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção

Predios_pixabay

A Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) esteve com representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) para a discussão de demandas do setor industrial madeireiro e estratégias para aumentar o consumo de produtos de madeira na construção civil, entre eles portas.

A aproximação com a CBIC pretende fortalecer a divulgação e valorização do Programa Setorial de Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME). As empresas participantes do Programa oferecem ao mercado produtos certificados e em conformidade com as normas técnicas vigentes, tanto a norma específica de portas como a norma de desempenho da construção. Uma das vantagens para as construtoras e consumidores que adquirem portas de madeira certificadas é reduzir o número de patologias nas obras.

Na avaliação da Abimci é preciso trabalhar em conjunto com as entidades do segmento da construção para que os negócios avancem. Considerado o principal mercado consumidor de produtos madeireiros no país, a construção civil recebeu positivamente a notícia na terça-feira, 8, feita pela Caixa Econômica Federal. O banco reduziu em até 1 ponto percentual as taxas de juros para os financiamentos imobiliários com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE). A menor taxa passou de 8,5% ao ano para 7,5% ao ano e a maior: de 9,75% ao ano para 9,5% ao ano. As novas taxas serão válidas a partir da próxima segunda-feira, 14 de outubro.

De acordo com informações da Agência Brasil, a redução é válida para crédito com saldo devedor atualizado pela Taxa Referencial (TR) no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). O SFH é voltado para os financiamentos de imóveis de menor valor e tem parte das unidades financiadas com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O SFI é destinado a imóveis mais caros, sem cobertura do FGTS.

As novas taxas acompanham o posicionamento recente de bancos privados. O Itaú anunciou queda na taxa mínima de 8,30% ao ano mais taxa referencial (TR) para 7,45%; o Bradesco reduziu de 8,10% para 7,30%, a menor taxa do mercado; e o Santander também já havia reduzido a taxa de 8,50% para 7,99%.

Durante o encontro também foi discutido o avanço nos trabalhos de desenvolvimento da norma técnica para o sistema construtivo em wood frame (casas em madeira). A ação liderada pela Abimci pretende viabilizar o financiamento de empreendimentos nesse modelo e, com isso, gerar oportunidades de negócios para os produtos de madeira no mercado nacional.

Fonte: Assessoria de Imprensa Abimci – Interact Comunicação
Foto pixabay

Outras Notícias
Patologia2
Saiba como a escolha correta das dimensões, ferragens e cuidados no processo de instalação fazem toda a diferença.
Building under construction, slab concreting
Fatores como o aquecimento do mercado de trabalho, bom desempenho da área imobiliária, estimativa positiva do Banco Central influenciaram no aumento da projeção
Modern office tower buildings in brooklin neighborhood at the shore of pinheiros river, sao paulo, brazil
Durante o mês foram comercializadas 9.475 novas unidades residenciais na cidade de São Paulo, sendo quase 70% das unidades de dois dormitórios
Contato
+55 (41) 3225-4358
psqportas@abimci.com.br
Endereço

Av. Comendador Franco, 1341
Campus da Indústria – Jardim Botânico
Curitiba (PR) – CEP: 80.215-090

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade

Sou Participante

Acesse a área restrita